domingo, 19 de junho de 2011

Orientações para o trabalho

Boa noite, pessoal!

O trimestre não pára! Já passei essas instruções em sala, mas para facilitar na hora que começarmos a trabalhar, estou postando aqui também. Está tudo detalhado para fazermos um bom trabalho!


- Tema: “Heranças atuais da escravidão brasileira”

- Digitado: Arial ou Times 12; espaçamento entre linhas: 1,5.

- Manuscrito: em papel almaço, letra legível e capricho.

- TRECHOS COPIADOS DE OUTRA FONTE DEVERÃO ESTAR ENTRE ASPAS E ACOMPANHADOS DE UMA EXPLICAÇÃO COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS DO ALUNO. CASO CONTRÁRIO, SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO E A PARTE PLAGIADA NÃO SERÁ CONSIDERADA.

Composição do trabalho:

Capa: cabeçalho, nome dos integrantes do grupo e título

Introdução: breve descrição do trabalho, em um ou dois parágrafos.

1. O trabalho análogo à escravidão nos dias de hoje
o 1.1. O que é o trabalho análogo à escravidão? – Descrever o que é trabalho análogo à escravidão e os outros tipos de trabalho forçado, com base no conteúdo estudado em sala e no conteúdo encontrado na pesquisa. Dar exemplos.
o 1.2. A realidade brasileira – Estatísticas e informações sobre o trabalho escravo no Brasil nos dias de hoje.
o 1.3. Estudo de caso – Pesquisar um caso de trabalho análogo à escravidão no Brasil e descrever: onde ocorre, a situação dos trabalhadores, quantos trabalhadores são, se já foram ou não libertos; se há ou não alguma ação para libertá-los. (SUGESTÃO: o site Repórter Brasil tem várias reportagens narrando esse tipo de situação).

2. Indígenas e negros hoje
o 2.1. O Movimento Indígena – Descrever o que é, retomar brevemente sua história e descrever suas principais reivindicações.
o 2.2. O Movimento Negro – Descrever o que é, retomar brevemente sua história e descrever suas principais reivindicações (não deixem de falar sobre as cotas universitárias).
o 2.3. As populações quilombolas – retomar o conceito de “quilombo” e explicar a situação atual das populações quilombolas no Brasil.

• 3. Conclusão: cada membro do grupo deverá escrever uma conclusão individual sobre as heranças da escravidão que ainda carregamos e o que têm sido feito para superá-las. Podem retomar todo conteúdo do trabalho e conteúdos estudados no trimestre. O texto de conclusão deverá ter um mínimo de 20 linhas e máximo de 30 (para os que fizerem manuscrito, deverá ter entre 25 e 35 linhas)

Fontes de pesquisa: enumerar todos os livros e sites pesquisados.


- Sites sugeridos: ONG Repórter Brasil: http://reporterbrasil.org.br (ver a seção “Reportagens”); nosso blog: http://historiadb8.blogspot.com. Não se limitem a estes: há muitas outras fontes na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário