segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atividade de História - Respostas esperadas

Boa tarde, pessoal.

A seguir, estão as respostas esperadas das questões de História que vocês fizeram para a última sexta. Isso não quer dizer que as respostas diferentes estejam incorretas: alguns colocaram mais informações, e outros escreveram de forma mais resumida. Ao final de cada pergunta, coloquei onde vocês poderiam ter encontrado as respostas. Enfim, espero que ajude vocês a estudarem para a prova de sexta-feira.

Abraços e boa semana de provas,

Enrico.

1- Mercantilismo é o nome que se dá a um conjunto de práticas econômicas adotadas por países europeus entre os séculos XVI e XIX. Descreva três dessas práticas.
Foram várias as práticas mercantilistas ao redor da Europa. Em aula, estudamos três delas: o metalismo (busca por metais para acumular riquezas, terras e títulos de nobreza), a balança comercial favorável (vender mais do que comprar, ou seja, o gasto com importações deve ser menor que o arrecadado com exportações) e o protecionismo econômico (o controle da economia pelo Estado, normalmente feito por altos impostos alfandegários, que garantiam aos reinos bastante renda). (páginas 57 e 58 do livro)

2- Por que podemos dizer que a Colonização do Brasil ocorreu por circunstâncias imprevistas?
A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao Rei de Portugal em 1500, contava como era a terra descoberta. Nela, Caminha dizia que os povos daqui não conheciam técnicas pecuárias e agrícolas, e que não havia metais preciosos na terra. Portugal, assim, não se interessou em colonizar o Brasil a princípio. Porém, correndo risco de perder terras para invasores que rondavam o território, a Coroa Portuguesa decidiu por iniciar uma atividade econômica no Brasil para ocupar o território, melhorando a defesa do litoral e gerando renda. (anotações do caderno)

3- Descreva as três principais características do conjunto de relações que ficou conhecido como Sistema Colonial*.
Pacto Colonial: a Colônia (Brasil) se encarregava de produzir, enquanto a Metrópole (Portugal) se encarregava de comercializar.
Especialização econômica: A Colônia produzia uma pequena variedade de produtos, obrigando seus habitantes a importar muitos outros da Metrópole.
Monopólio Comercial: Todo comércio externo da Colônia só poderia ser feito com a Metrópole. (anotações do caderno)

4- O que foram as expedições de apresamento indígena? De que maneira procediam?
As expedições de apresamento eram organizadas por bandeirantes (aventureiros que adentravam nas terras desconhecidas) e buscavam, dentre outras coisas, aprisionar índios para vendê-los aos colonos como escravos, para trabalharem sobretudo nas lavouras de cana. (pesquisa na internet, anotações no caderno (da revisão), início do capítulo 2 do livro)

5- Com base no box da página 52, faça um breve resumo do que eram as guerras justas.
Eram guerras feitas contra indígenas com autorização do Rei de Portugal ou do governador-geral. Geralmente eram autorizadas quando os índios se rebelavam contra a dominação portuguesa.

6- Explique brevemente o que foram as missões jesuíticas.
Eram unidades de educação e evangelização dos indígenas, organizadas pelos religiosos jesuítas. Com o tempo, os religiosos passaram a defender os indígenas da escravidão, alegando que possuíam alma. (pesquisa realizada na internet, solicitada em maio).

7- Enumere algumas razões para a substituição gradual da escravidão indígena pela negra.
A escravidão dos indígenas e dos negros conviveram por muito tempo no Brasil, sendo que os escravos negros foram, gradativamente, ganhando a preferência dos colonos. As principais razões foram: as culturas indígenas eram incompatíveis com o trabalho regular e compulsório; a resistência indígena à sujeição foi muito forte; o trabalho dos jesuítas passou a se opor à escravidão indígena; os indígenas eram pouco resistentes às doenças européias e aos maus-tratos, e morriam com facilidade; o tráfico negreiro era muito lucrativo à Coroa. (anotações do caderno)

8- Por que não podemos dizer que a África é um continente homogêneo?
Há várias povos diferentes por todo continente africano, com diversas etnias, línguas e religiões. Não há uma cultura africana, mas trata-se de um continente com grande diversidade cultural. (anotações do caderno; livro: páginas 70 a 73)

9- Enumere algumas práticas empregadas pelos colonos para a perda de identidade dos africanos que chegavam.
Perda da liberdade, violência, isolamento dos antepassados, afastamento da família e dos instrumentos simbólicos da identidade (eram dados nomes cristãos a eles, e mudavam seu vestuário, linguagem, marcas corporais, etc.). (livro: página 83)

10- Por que a cana de açúcar foi o produto escolhido por Portugal para ser plantado em sua colônia? Descreva o sistema de plantation que era empregado para a cultura canavieira.
Por três razões principais: o cultivo da cana adaptava-se bem ao clima brasileiro; Portgual já tinha experiência com a produção de açúcar; era um produto bastante consumido na Europa. (anotações do caderno)

11- Com base no texto “Para pensar a escravidão negra...” presente em nosso blog, escreva um comentário sobre a situação do escravo negro, tanto nas embarcações quanto em seu trabalho.
Comentário pessoal.

12- Pesquise e descreva resumidamente o que eram a mita, a encomienda e o repartimiento**; e fale da importância dessas duas práticas para a colonização da América Espanhola.
Mita: prática antiga dos indígenas peruanos no Império Inca (antes da chegada dos espanhóis). Consistia em realizar serviços públicos, sobretudo em construções e na agricultura, para o bem-estar da sociedade inca, ou seja, para ajudar todo o coletivo.
Repartimiento: foi uma forma que os espanhóis encontraram de utilizar a mita a seu favor. Todos os indígenas homens eram convocados para passar um ano trabalhando nas minas (especialmente em Potosí) em condições precárias, de forma que muitos deles morriam no trabalho.
Encomienda: sistema de exploração do trabalho indígena na América Espanhola, sobretudo no meio rural. Cada comunidade indígena ficava sobre os "cuidados" de um colono (encomendero). O encomendero recebia o direito da Coroa Espanhola de utilizar à vontade o trabalho desses indígenas. Em troca, o colono deveria oferecer a eles a catequese católica.
Esses sistemas de escravidão indígena empregados na América Espanhola foram fundamentais para o enriquecimento da Coroa, uma vez que possibilitou empregar o regime escravista que garantia altas taxas de lucro aos colonos e à Metrópole.(livro: páginas 60 a 62, internet)

13- Quem era Tupac Amaru II? O que queria sua rebelião?
José Gabriel Condorcanqui, também conhecido como Tupac Amaru II, era um mestiço, descendente de indígenas e espanhóis. Dizia-se herdeiro do Império Inca e, ao voltar de seus estudos na Espanha, revoltou-se com a condição de trabalho que encontravam-se os indígenas. Ao mesmo tempo, estava descontente com os altos impostos cobrados pela Coroa e o baixo preço pago por ela à produção realizada na Colônia. Assim, conseguiu organizar uma rebelião que tinha apoio tanto dos indígenas quanto de criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América) descontentes. Com o tempo, a rebelião passou a lutar pela independência em relação à Espanha. Após ocuparem toda a cidade de Cuzco, em 1781, os rebeldes foram vencidos e Tupac Amaru II foi preso e executado. (livro: páginas 60 a 62, internet)

14- Diferencie as três formas de trabalho forçado: trabalho degradante, superexploração do trabalho e trabalho análogo à escravidão. Dê um exemplo para cada um.
Trabalho degradante: o trabalhador é submetido a condições que ameacem sua saúde física e psicológica, não havendo higiene e segurança. Exemplo: carvoarias do Maranhão, onde os trabalhadores enfrentam grandes perigos sem equipamentos de proteção.
Superexploração do trabalho: trabalho sem os direitos mais básicos, como o desrespeito ao salário mínimo, jornadas de trabalho muito grandes e altas cotas de produção. Exemplo: trabalhadores de cana-de-açúcar com altas cotas de produção e baixíssimo salário por cota.
Trabalho análogo à escravidão: além de haver degradação e superexploração, há também a restrição da liberdade de locomoção, ou seja, o trabalhador é preso ao local de trabalho, por diversas maneiras. Exemplo: escravidão por dívida no meio rural.
(Anotações no caderno, texto no blog)


15- Em uma folha a parte, faça uma linha do tempo contendo os seguintes eventos, com uma breve descrição de cada um deles:
a. 1492 - “Descobrimento” da América por Colombo: A frota de Cristóvam Colombo, enviada pela Coroa Espanhola, chega ao "Novo Mundo", atingindo as terras de onde hoje se localiza a República Dominicana;
b. 1494 - Assinatura do Tratado de Tordesilhas: Portugal e Espanha dividem entre si as terras já encontradas e as que ainda seriam. As terras à oeste da linha do Tratado seriam da Espanha; as terras à leste, de Portugal;
c. 1500 - “Descobrimento” do Brasil (Ilha de Vera Cruz): a frota de Pedro Álvares Cabral, enviada pela Coroa Portuguesa, chega às terras brasileiras. Como naquele momento pensavam que era uma ilha, batizam-na de Ilha de Vera Cruz.
d. 1534 - Criação das Capitanias Hereditárias: grandes lotes de terra doados a nobres portugueses, que se encarregavam de promover a ocupação do território, cedendo terras (sesmarias) aos colonos que chegavam.
e. Sec. XVI - Início do tráfico de escravos para o Brasil: pelos navios negreiros, os negros capturados na Áfricas, por lutas intertribais, eram importados às Américas para o trabalho na lavoura. A data do início é difícil de determinar e motivo de controvérsias entre historiadores. Nosso livro fala em 1533.
f. 1548 - Criação do Governo-Geral: órgão responsável pela administração da Colônia e por fazer valer aqui a vontade da Coroa Portuguesa.
g. 1555-1567 - Confederação dos Tamoios: Iniciou-se em São Vicente, com os ataques portugueses a uma aldeia indígena tupinambá em busca de trabalhadores escravos para as lavouras. Os portugueses conseguiram o apoio dos índios guaianases. Os tupinambás de São Vicente, por sua vez, tiveram apoio de outras aldeias tupinambás e de franceses que chegavam para explorar pau-brasil.
h. 1683-1713 - Confederação do Cariri: ocorreu no interior da atual região Nordeste do Brasil. Com a tentativa dos portugueses de dominarem as terras naquela região, indígenas e quilombolas que lá viviam reagiram e se uniram contra os portugueses.
(Livro, anotações no caderno, internet)

* Na lista entregue a vocês estava escrito "Pacto Colonial", mas a ideia era pedir para vocês descreverem todo o Sistema Colonial. O Pacto Colonial é uma das relações estabelecidas no Sistema Colonial. Não descontei pontos dessa questão por esse motivo.

** Erro de digitação. A palavra correta é repartimiento, não repatriamiento. Não descontei pontos dos que não colocaram o que era o repartimiento, ou que erraram nessa descrição.

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