quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Charges sobre o racismo no Brasil

(clique nas imagens para vê-las em tamanho real)




As charges representam algo muito ruim que ocorre no Brasil nos dias atuais: o racismo. Mesmo com os diversos movimentos brasileiros contra o racismo que ocorreram durante a história, ele continua a acontecer. É muito triste saber que os negros são privados de direitos básicos, como moradia, emprego, educação, saúde, etc., e também, são motivos de chacotas e gozações de pessoas brancas, que acham que são superiores apenas pela cor da pele que possuem.

Post de Maria Carolina, 8º B

domingo, 23 de outubro de 2011

Independência ou Morte!



Esta obra retrata o que aconteceu em 7 de setembro de 1822 ,quando Dom Pedro I declarou a independencia do brasil.
Mas nem tudo aconteceu como está na imagem, ela tem alguns erros:
­­­­- Dom Pedro I e os outros não estavam em cavalos. Estava em mulas, porque era mais comum nessa época. Além disso, era melhor porque Dom pedro estava no meio de uma viagem quando declarou a independencia.
- Os trajes deles estavam elegantes demais para o tipo de viagem que Dom Pedro I estava fazendo.
- Na foto, há muitas pessoas com ele, mas na realidade havia no maximo 15 pessoas com ele.
- O pintor retrata o acontecimento de uma maneira muito grandiosa. Não foi assim que aconteceu.


Post de: Matheus, 8ºB.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A vinda da Família Real ao Brasil

Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte.

Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram também muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor. 
Após uma forte tempestade, alguns navios foram parar em Salvador e outros na cidade do Rio de Janeiro. Em março de 1808, a corte portuguesa foi instalada no Rio de Janeiro. Muitos moradores, sob ordem de D. João, foram despejados para que os imóveis fossem usados pelos funcionários do governo. Este fato gerou, num primeiro momento, muita insatisfação e transtorno na população da capital brasileira.
Uma das principais medidas tomadas por D. João foi abrir o comércio brasileiro aos países amigos de Portugal. A principal beneficiada com a medida foi à Inglaterra, que passou a ter vantagens comerciais e dominar o comércio com o Brasil.

Os produtos ingleses chegavam ao Brasil com impostos de 15%, enquanto de outros países deveriam pagar 24%. Este privilégio fez com que nosso país fosse inundado por produtos ingleses. Esta medida acabou prejudicando o desenvolvimento da indústria brasileira.



D. João adotou várias medidas econômicas que favoreceram o desenvolvimento brasileiro. Entre as principais, podemos citar: estímulo ao estabelecimento de indústrias no Brasil, construção de estradas, cancelamento da lei que não permitia a criação de fábricas no Brasil, reformas em portos, criação do Banco do Brasil e instalação da Junta de Comércio. Criou o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico, etc) nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Os franceses ficaram em Portugal durante poucos meses, pois o exército inglês conseguiu derrotar as tropas de Napoleão. O povo português passou a exigir o retorno do rei que se encontrava no Brasil. Em 1820, ocorreu a Revolução do Porto, sendo que os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Pressionado pelos portugueses, D. João VI resolveu voltar para Portugal, em abril de 1821. Deixou em seu lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente. 

Pouco tempo depois, D. Pedro tornou-se imperador, após o processo de Independência do Brasil (7 de setembro de 1822).

Opinião :

- A familia real portuguesa com medo de Napoleão( pois ele estava preste a invadir Portugal), foge para o Brasil. Junto com ela, vem 14 navios portugueses, onde trouxeram coisas entre dinheiro, roupas, livros documentos ...
- Houve uma forte tempestade onde alguns navios foram parar em Salvador e outros no Rio de Janeiro. Por isso, muitos moradores foram despejados de suas casas, para a instalação da Familia Real e os funcionários que estavam juntos. Isso formou um grande transtorno.
- D. João abriu o comercio brasileiro para os amigos de Portugal. Com isso, a Inglaterra começou a ter vantagens e dominar o comercio brasileiro. E isso acabou prejudicando o desenvolvimento do comercio brasileiro.
- D. João tomou várias medidas econômicas que melhoraram o desenvolvimento do comercio brasileiro. Como: estímulo ao estabelecimento de indústrias no Brasil, construção de estradas
- D. Pedro tornou-se imperador, após o processo de Independência do Brasil

Post de: Flávia, 8ºB.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Período Regencial

Vídeo sobre período regencial:

http://www.youtube.com/watch?v=Ok55Y1khWaM


Com esse vídeo podemos observar que o período regencial foi quando D. Pedro segundo era muito jovem para assumir o trono, por tanto, regentes se alternavam no trono até que D. Pedro tivesse idade para poder assumi-lo. E ale disso, ele foi para o trono antes de chegar à idade necessária, onde ocorreu o golpe da maioridade.

Post de: Guilherme P., 8ºB